Blog

Para que guardar conhecimento se podemos compartilhá-lo? Os blogs são ideais para isso. Com esse espaço pretendemos compartilhar além do conhecimento, nossas conquistas, nossas ações, nossos momentos de descontração, entre tantas outras coisas. Docksan se apaixonou por essa terra hospitaleira não foi atoa, ele gosta de escrever nessa bela língua portuguesa e acha o máximo a interação através dos comentários.

Cuidado com o que você fala na internet

Variedades
    Cuidado com o que você fala na internet

    Há um espaço onde muitas pessoas se sentem totalmente livres para manifestar seus pensamentos e opiniões: o meio virtual. Na Internet, principalmente nas redes sociais, o usuário se sente à vontade para dar os seus “pitacos” em temas dos mais variados e polêmicos possíveis. E em muitos casos não se preocupa com a forma com que as palavras são publicadas e pode, mesmo sem intenção, acabar se manifestando de um jeito ofensivo, preconceituoso ou até mesmo criminoso.


     

    O artigo 20 da lei 7.716/1989 prevê que em casos de crime de racismo por induzir ou incitar preconceito a pena poderá ser agravada se o delito for divulgado em um meio de comunicação.

     
    Passadas as eleições do mês de outubro, surgiram muitas mensagens nas redes sociais com ácidas críticas aos nordestinos e vinculando este grupo de brasileiros à reeleição da presidenta Dilma Rousseff de forma pejorativa. Em geral, o conteúdo destas postagens é preconceituoso e para alguns especialistas pode ser classificado como crime racial. Além de ser algo grave, não é possível medir a dimensão que estes comentários podem tomar ao considerar que milhões de internautas têm acesso a eles das mais diferentes partes do Brasil e do mundo.

     

    Não existe um manual de conduta com orientações de como se portar nas redes sociais sem correr riscos de cometer crimes como injúria, difamação ou calúnia. O mais recomendado é usar o bom senso. 


    De fato muito pouco se divulga sobre crimes cibernéticos, muitas pessoas sequer sabem que eles existem e que são investigados pela polícia com certa frequência. O artigo 20 da lei 7.716/1989 prevê que em casos de crime de racismo por induzir ou incitar preconceito a pena poderá ser agravada se o delito for divulgado em um meio de comunicação. E as redes sociais neste contexto têm o mesmo efeito de um veículo de mídia como outro qualquer. É importante salientar que quem posta mensagens ofensivas é responsável por isso e pode até responder criminalmente pela postagem.

     

    Existem vários canais disponíveis na Internet mesmo onde se queixar contra crimes cibernéticos. Na dúvida procure a delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua casa e busque orientações.  


    Não existe um manual de conduta com orientações de como se portar nas redes sociais sem correr riscos de cometer crimes como injúria, difamação ou calúnia. O mais recomendado é usar o bom senso. Evitar palavras ofensivas, não curtir ou compartilhar textos que contenham palavrões ou transmitam uma mensagem preconceituosa sobre determinada pessoa, grupo ou até mesmo empresa. E em casos em que se sentir ameaçado, caluniado ou mesmo discriminado, é muito importante denunciar. Existem vários canais disponíveis na Internet mesmo onde se queixar contra crimes cibernéticos. Na dúvida procure a delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua casa e busque orientações. 

    As mesmas orientações valem para empresas que buscam produzir conteúdo na web. Conteúdos polêmicos podem atrair grande público, mas é necessário muito cuidado, pois, caso o conteúdo seja mal interpretado, a reputação da empresa pode estar em jogo.

    Conheça o que fazemos de melhor e deixe-nos lhe surpreender.

    Para quem navega, direção é fundamental

    Saiba mais

    “Queremos fazer história. Também contá-las e ouvi-las, inspirar e sermos inspirados.”