Blog

Para que guardar conhecimento se podemos compartilhá-lo? Os blogs são ideais para isso. Com esse espaço pretendemos compartilhar além do conhecimento, nossas conquistas, nossas ações, nossos momentos de descontração, entre tantas outras coisas. Docksan se apaixonou por essa terra hospitaleira não foi atoa, ele gosta de escrever nessa bela língua portuguesa e acha o máximo a interação através dos comentários.

Desenvolvendo o ócio criativo para ampliar a inovação

Variedades
    Desenvolvendo o ócio criativo para ampliar a inovação

    Ócio criativo, afinal, o que significa este termo tão conhecido e ao mesmo tempo de tão complexo significado? A expressão é título de um livro publicado na Itália pelo sociólogo Domenico De Masi. O autor, depois de passar parte da vida trabalhando exaustivamente, resolveu refletir sobre a importância de se ter um tempo livre para pensar, rever atitudes e até mesmo avaliar conceitos. E publicou o livro O Ócio Criativo, uma análise sobre o tema em questão. 

    De fato nunca tivemos tanto acesso à informação e de forma tão facilitada. E na rotina de conciliar tantas atividades e ao mesmo tempo ter que conseguir resolver demandas de forma eficiente e rápida não sobra tempo para de fato refletir sobre toda informação que precisamos processar. Ela chega por e-mail, por um recado nas redes sociais, um telefonema ou mesmo em uma conversa informal. A intenção é sempre tentar resolver uma demanda o mais breve possível para que o tempo para realizar a próxima não seja prejudicado. 

    Assim como acontece com a informação, acontece com o resto. Basta lembrar a pausa para o café. Já parou para pensar em quantas vezes nos últimos trinta dias você teve tempo para ir até a copa do local onde trabalha e degustar um cafezinho sem pressa? Acompanhado do colega de departamento para conversar sobre o futebol no fim de semana ou algo mais informal sem pressa de voltar deve ter mais tempo ainda. 

    Basta parar por cinco minutos e lembrar como foi sua semana. Perceberá o quanto tudo foi feito muito rápido, em ritmo acelerado e atropelando as etapas. E as boas ideias não surgem em meio à pressa e à correria. Esta reflexão vale para todas as áreas de negócios e principalmente para aquelas as quais o trabalho intelectual envolve maior concentração e disciplina. Por isso é fundamental estabelecer momentos de descontração e interatividade no ambiente corporativo. 

    É necessário que as corporações comecem urgentemente a propor ações de integração entre colaboradores como forma de estimular a criatividade e com isso favorecer o aparecimento de ideias e iniciativas inovadoras. O perfil do profissional de sucesso está diretamente associado à sua capacidade aliar bem estar e trabalho. Grandes companhias têm experimentado com sucesso ampliar as horas de folga para que o horário de trabalho efetivo do funcionário seja mais produtivo, principalmente em áreas que se exige alto grau de concentração e criatividade.  Ter mais tempo para sair e ver o mundo lá fora pode ser o pontapé inicial para ampliar a energia criativa e abrir caminho para o surgimento de novas ideias.

    Conheça o que fazemos de melhor e deixe-nos lhe surpreender.

    Para quem navega, direção é fundamental

    Saiba mais

    “Queremos fazer história. Também contá-las e ouvi-las, inspirar e sermos inspirados.”